quarta-feira, 17 de junho de 2015

As novas tecnologias para o ensino infantil

As novas tecnologias e o desenvolvimento cognitivo infantil foi o tema de uma das oficinas da VIII Semana de Educação, realizada pela Faculdade Araguaia unidade Centro no período de 25 a 29 de maio. O evento foi aberto à comunidade em geral.
Com o intuito de orientar acadêmicos do curso de Pedagogia, esta oficina buscou refletir sobre as influências das tecnologias no desenvolvimento cognitivo das crianças. Para a aluna Andréia Ricardo, do primeiro período de Pedagogia, “a escola precisa trazer esta tecnologia e inseri-la no seu currículo” e acrescenta “até porque, parece que a escola é que vai mostrar a maneira correta de usar esta ferramenta, porque se usa de maneira desenfreada esta tecnologia e ela precisa ter um limite”, explica.
Já para a professora Thais Schwetter, que ministrou a oficina, “o que vale para cada criança é o bom senso de ter um desenvolvimento completo, afetivo, motor, cognitivo. É impossível ela ficar o dia todo no computador, ela precisa também exercitar-se, relacionar afetivamente com os colegas, e isso não é possível em frente ao computador o dia todo”. Mas para Thais, “as crianças que usam tecnologias têm o raciocínio muito mais rápido do que as que não utilizam.” Segundo ela, “isso as pesquisas já provaram”. 
Questionada se o modelo de ensino precisa ser mudado com as novas tecnologias, Thais ressalta que “certamente, este mal estar que tem na educação serve para ter como alerta, para refletir.” Ela argumenta que “as principais barreiras estão nas práticas pedagógicas de cada professor. E que em países de primeiro mundo, o aluno vai para a sala usando seu computador e o professor apenas conduz, ele gerencia a intenção do aluno pela via da tecnologia da informática”.

Escrito por: Brunele portela, Alan Kardec nogueira e João messias de Souza do terceiro período de jornalismo Faculdade Araguaia.

Kalil

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