Jornalismo: Liberdade de Expressão: Conceitos, desafios e limites
Conferencista: Luiz Fernando Molina
É o atual secretário de comunicação da Universidade de Brasília, onde se formou em jornalismo e cursou o mestrado. Desenvolvendo trabalhos em todas as áreas da comunicação, como assessoria de imprensa, produção de vídeos e de páginas para a web, já prestou consultorias para programas da área social do governo federal, atuou em ONGs como a ANDI - Comunicação e Direitos e lecionou em escolas de jornalismo do Distrito Federal. Atualmente se prepara para ingressar no programa de doutorado, também na UnB, onde investigará as políticas de comunicação no âmbito das universidades brasileiras.
Publicidade: Narrativa Transmídia e a Emergência dos Games
Conferencista: Edgar Silveira Franco
Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (1995), Mestrado em Multimeios (2001), Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado em Artes na Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG e professor permanente no de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Arte da Universidade de Brasília. Tem experiência como ilustrador, cartunista e pesquisador nas áreas de arte e tecnologia, desenho e história em quadrinhos.
Gustavo Camargo
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFG em 2007. Gestor de projetos digitais da Agência WIV, braço digital da AMP Propaganda. Sócio-diretor da Funbites Game Mechanics, empresa 100% focada na produção de games.
Tema 1: Liberdade de expressão na imprensa – do humor aos regimes exceção no Brasil
Participantes:
Angelita Pereira Lima – Graduada em Jornalismo, mestra em Educação e Doutora em Geografia pela UFG. Professora do curso de Jornalismo da UFG e do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos da UFG.
Jorge Braga – Mineiro de Patos de Minas, o cartunista, com 42 anos de atuação, vive em Goiânia desde a década de 1970. Já trabalhou no extinto jornal Cinco de Março e está no jornal O Popular desde 1977. Tem uma gibiteca que leva seu nome, no Centro Cultural Marieta Teles. É autor de personagens de quadrinhos. Entre eles, Romãozinho, o alter-ego de sua infância peralta; Perebão, o super-herói brasileiro que vê seu trabalho ir por água abaixo quando os advogados e seus habeas-corpus soltam os bandidos que ele prende; e Super Badião, o vendedor de pequi da Praça do Bandeirante que precisa de uma pinguinha com murici para fazer aflorar seus superpoderes, são alguns dos muitos personagens criados por Jorge e que hoje fazem parte do imaginário goiano.
Renato Dias – Sociólogo, jornalista e escritor. Estudioso da ditadura militar brasileira e de outros regimes de exceção. É autor de cinco livros sobre o tema. Entre eles: As 4 Mortes de Maria Augusta Thomaz — Luta Armada/ALN-Molipo (2012) Para além do jornal – um repórter exuma esqueletos da ditadura civil e militar (2013); Pequenas Histórias – Cuba, hoje – Uma revolução envelhecida ou a reinvenção do socialismo? (2015).
Mediadora: Profa. Viviane Maia
Tema 2: Os Caminhos da Comunicação em Tempos de Narrativas Transmídiaticas
Participantes
Daniel Christino - Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1994) e em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1998), Mestrado em Filosofia (2001) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Performances Culturais da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e do programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. É também Coordenador do Game Lab no Media Lab/UFG. Tem experiência na área de Filosofia, Performance e Comunicação, com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Comunicação, Performance, Tecnologia e Games, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, performance, teoria da comunicação, narrativa, entretenimento e tecnologia.
Wagner Bandeira da Silva - Graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Mestrado em Design pela PUC do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor no Curso de Design Gráfico da UFG. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interfaces, semiótica, design editorial, identidade visual, design para EaD e design publicitário.
Marcilon Almeida de Melo - Possui gradução em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico pela FAV/UFG; mestrado em Cultura Visual com foco em interação e design de interfaces. É professor do curso da Publicidade e Propaganda da FACOMB/UFG, sendo responsável pelas disciplinas de comunicação visual do curso. Foi fundador do estúdio de design Nitrocorpz, estúdio fundado em 2003, tendo desenvolvido trabalhos para clientes regionais, nacionais e globais. Tem interesse especial em tecnologia, tipografia, identidade, games e animação.
Interlocuções entre Comunicação e História: teoria e metodologia de análise de fontes jornalísticas historicamente
Ementa/Resumo: “(...) E eu, de certa forma, andava reagindo à idéia de que, atrás da informação e da análise, sempre haveria uma fonte oculta e um detalhe não revelado. O mundo acadêmico, em sua grande maioria, sempre pesquisara em segunda mão, aproveitando o trabalho de campo dos jornalistas – tanto dos que assinam suas matérias, quanto dos anônimos repórteres e redatores. São eles os verdadeiros analistas do dia-a-dia, que fuçam, questionam e servem, de bandeja – como verdadeiros assistentes de pesquisa – a matéria prima aos pensadores de gabinete” (DREIFUSS, René. O jogo da Direita. Rio de Janeiro: Vozes. 1989). O campo da Comunicação, especialmente jornais e revistas, são usados constantemente na pesquisa histórica. Tanto como fonte de pesquisa, quanto como objetos desta, as áreas da comunicação e da história têm uma auxiliado a outra. Documentos históricos são produzidos diariamente pela mídia que, por sua vez, interfere de forma definitiva na própria História. Essa oficina, portanto, buscará refletir e apresentar teorias e metodologias que são utilizadas pela História na análise da mídia e que podem contribuir para a reflexão e prática jornalística.
Ministrante: Mariana de O. Lopes Barbosa
- Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (2012) Doutoranda em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisas que buscam aproximar os campos da Comunicação e da História. Em sua dissertação de Mestrado investigou como a Comunicação Popular produzida pelos Movimentos Sociais no Brasil conseguiu pautar os debates em torno das emendas populares na Constituição de 1988. Atualmente se dedica à pesquisa sobre a pauta de Reforma Agrária nos jornais goianos, buscando perceber as relações de hegemonia e contra-hegemonia, ou seja, como era tratada e/ou muitas vezes criminalizada na grande mídia e como os meios de comunicação ligados ao MST, CPT e outros movimentos de luta pela terra também produziam e disputavam através de seus jornais.
Estética da fotografia no jornalismo e na publicidade
Ementa/Resumo: No livro Estética da fotografia: perda e permanência (2010), o francês François Soulages aponta quatro modos de manifestação da arte na fotografia: cocriação, transferência, referência e registro. Na oficina, vamos discutir e identificar como essas relações se manifestam em peças jornalísticas e publicitárias.
Ministrante: Giovanna Beltrão
- Jornalista formada pela UFG. Mestra em Jornalismo pelo Posjor/UFSC. Jornalista de cultura e redatora publicitária.
Scratch, Monte seu Próprio Jogo
Ementa/Resumo: A ferramente Scratch é uma criação do MIT para possibilitar que pessoas sem experiência com programação possam desenvolver pequenos jogos para serem jogados diretamente na internet, a ferramenta é on-line e freeware, pode ser usada em qualquer computador e em qualquer lugar. Durante a oficina, os alunos irão conhecer a ferramenta e construir um pequeno joguinho para entender o funcionamento do sistema.
Ministrante: Flávio Gomes
- Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Cultura Visual pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, cursou especialização em Artes Visuais e possui graduação em Artes Visuais com Habilitação em Design Gráfico pela UFG. Atualmente é coordenador de produção Audiovisual no CIAR (Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG), professor da Faculdade Araguaia e professor efetivo do Curso de Design da PUC Goiás. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, animação, cinema, web e ilustração.
Quadrificado - introdução à animação quadro a quadro
Ementa/Resumo: Introdução aos processos de realização cinematográfica de baixo custo com aplicação de técnicas voltadas à produção de narrativas quadro a quadro (stopmotion e pixelation). Serão discutidas as noções básicas de fotografia, vídeo, iluminação e narrativa cinematográfica no melhor estilo "faça você mesmo". Orientações para trabalhos coletivos e colaborativos com objetivo de produzir e exibir as narrativas realizadas durante a oficina.
Ministrante: Renato Cirino
- Fez o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás (conclusão: 2007), tendo atuado como programador de interfaces comunicacionais para web e realizador cinematográfico. Obteve o título de Mestre em Arte e Cultura Visual, área de concentração em Arte, Cultura e Visualidades pela Universidade Federal de Goiás (conclusão: 2013). Em 2013 o produto da dissertação de mestrado, a instalação artística interativa Brinca_Comigo, teve o registro de software deferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com potencial utilização em Educação, Ensino à distância e práticas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente é técnico audiovisual da Faculdade de Artes Visuais - UFG. Atua nos segmentos de cinema, internet e educação.
Como fazer propaganda nas mídias digitais (redes sociais)
Ementa/Resumo: O workshop tem o objetivo de atualizar e preparar profissionais da área empresarial para o sucesso das atividades econômico-financeiras de uma organização auxiliada pela utilização da internet nos processos de marketing de vendas, visando o aumento da competitividade, engajamento, share of mind e lucro fazendo propaganda nas mídias digitais (redes sociais).
Ministrante: Kamila Mendonça
A fantasia de J.R.R. Tolkien em perspectiva histórica
Professores: Ivan Vieira e Nathália Queiroz Mariano Cruz
Ementa: Como criador de mundos, John Ronald Reuel Tolkien foi capaz de descrever em sua obra uma atmosfera que conjuga fantasia e verossimilhança, dentro da qual o leitor encontra criaturas e eventos próprios das mitologias, enquanto reconhece características da vida quotidiana e das problemáticas fundamentais do gênero humano. Diante da majestade da Terra Média, a dimensão do profano talvez desapareça na paisagem, mas não deve ser ignorada pelo leitor mais atento. Esta oficina analisa a vida e as obras de J.R.R. Tolkien, visitando o seu contexto histórico, evocando as suas influências e investigando os objetivos da sua produção literária à guisa de estabelecer um olhar clínico àqueles que pretendem ler, reler e adaptar o Hobbit e o Senhor dos Anéis com variadas finalidades.
Dinâmicas Transmidiáticas na Cultura Contemporânea: a narrativa de Game of Thrones e o diálogo entre criação ficcional e seus públicos
Professor: Leon Rabelo
Ementa: Vários fenômenos ficcionais contemporâneos não podem mais serem considerados apenas nos formatos culturais tradicionais. Obras como o Game of Thrones e muitos outras, não são apenas livros, seriados, franquias de cinema ou TV. Elas crescem e se multiplicam nas diferentes dimensões das linguagens do mundo atual cada vez mais interconectado, tornando-se verdadeiros ecossistemas de narrativa e criação de sentido para seus diferentes públicos. A oficina irá explorar os muitos nós de conexão que se encontram nesse tipo de fenômeno midiático, mostrando como elas ora resgatam dinâmicas muito antigas, se relacionado com outras épocas e culturas, mas como elas também apontam para um futuro próximo, ao questionar de forma criativa as barreiras convencionais entre vida e ficção, saber e entretenimento, indivíduo e coletividade.
Traduzindo o Economês para o Jornalismo Econômico
Professora: Greyce Lara Pereira Ementa: O Jornalismo Econômico sempre enfrentou o desafio de escrever/falar sobre Economia de modo com que seja compreensível para a população de modo geral para que esta compreenda como as dinâmicas econômicas afetarão seu dia-a-dia. Partindo deste pressuposto, a oficina abordará de forma didática os principais conceitos da área para que o jornalista tenha capacidade de traduzi-los de maneira acessível para o público.
Narrativa Transmídia e Gênero: a representação da mulher nos games
Professoras: Lívia de Pádua Nóbrega e Raquel de Paula Ribeiro
Ementa: Desde os movimentos ativistas do início do século XX, as questões de gênero têm ganhado cada vez mais espaço nas mais variadas esferas da sociedade. Desta forma, a oficina apresentará a forma como a mulher é retratada em alguns jogos de vídeo game para em conjunto com os alunos pensar de que forma ela poderia ser representada a partir de suas dinâmicas de empoderamento.
Indústrias Criativas: Uma abordagem da Cadeia Produtiva das Histórias em Quadrinhos (Hq´s) e sua relação como a comunicação
Professor: Cláudio Eduardo Silva Mendes
Ementa: A oficina tem o objetivo de definir o que é História em Quadrinhos (Hq´s); Apresentar o conceito de cadeia produtiva; Apresentar a importância das atividades criativas na modernidade; Evidenciar a relação entre atividades criativas e o mundo moderno; Demonstrar a utilização das HQ´s com veículo de comunicação.
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