![]() |
| Fotos: Faculdade Araguaia Comunicação / Bruno Haringl (2013) |
O jornalista chegou ao Brasil em 1826 já com pensamentos a favor da liberdade. Três anos mais tarde fundou o periódico Observador Constitucional, no qual denunciava abuso de poder do Império, na época de D. Pedro I. Em novembro de 1830, foi assassinado por inimigos políticos, em São Paulo. Historiadores acreditam que a morte foi encomendada pelo imperador que em 7 de abril de 1831 abdicou.
Desta forma, a data apresenta controvérsias. Alguns falam que ela marca o Dia do Jornalista, também comemorada no dia 29 de janeiro. Outros afirmam que a data marca o Dia da Imprensa. A data ressalta a importância da liberdade de imprensa e da luta pelo direito de se expressar publicamente.
Abaixo, o que grandes filósofos e pensadores diziam sobre o jornalismo.
A primeira essência do jornalismo é saber o que se quer saber, a segunda é descobrir quem o vai dizer.
John Gunther
A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor.
Alberto Dines
Os jornalistas são os trabalhadores manuais, os operários da palavra. O jornalismo só pode ser literatura quando é apaixonado.
Marguerite Duras
O jornal exerce todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiquidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia.
Eça de Queirós
Não foi o mundo que piorou, as coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.
Gilbert Chesterton
Considero como uma das felicidades da minha vida não escrever nos jornais; isto faz mal ao meu bolso, mas faz bem à minha consciência.
Gustave Flaubert
O problema dos jornais do primeiro escalão é que quase todos estão hoje nas mãos de homens que vêem o jornalismo como uma espécie de linha auxiliar para empreitadas maiores e mais lucrativas como um meio conveniente de enrolar e anestesiar um público que, de outra forma, se voltaria contra eles.
H.L. Menck

0 comentários :
Postar um comentário