terça-feira, 31 de março de 2015

Novo ministro diz em rede social que sem educação não se avança

Kalil
Foto: USP / Divulgação / JC
O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, manifestou-se hoje (28), em rede social, sobre o convite que recebeu da presidenta Dilma Rousseff para substituir Cid Gomes no comando da pasta. Em um texto de agradecimento pelo apoio recebido de várias pessoas, Ribeiro se mostrou animado.

Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é o caminho, ou um dos principais.

Ele contou que o convite surgiu na quinta-feira (26), quando recebeu uma ligação do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. “Na quinta-feira recebi uma ligação do ministro Aloizio Mercadante, me convidando a ir a Brasilia para vermos a possibilidade de eu ocupar esse cargo. Aceitei”.
O professor e filósofo disse ainda que após conversar com Dilma e Mercadante, foi ao Ministério da Educação (MEC), onde se encontrou com o secretário executivo, Luiz Cláudio Costa, que ocupa interinamente o comando da pasta.

“Fui recebido por ele e pela presidenta, com quem tive longa conversa. Depois, fui ao MEC, onde o secretário executivo, que permanecerá, me fez um briefing inicial de um dos ministérios maiores, mais complexos e mais ricos da Esplanada. É bom lembrar que são 50 milhões de alunos e 2 milhões de professores”, disse. “E espero que a educação constitua um desses pontos que permitam unir o país, gente de um lado ou de outro, mas que sabe que sem educar não se avança”, completou.

Ribeiro lembrou que o ministério continua nas mãos de Costa até o dia 6 de abril, quando, só então, toma posse. “Tomarei posse no dia 6 de abril e depois disso terei o prazer e cumprirei o dever de dar todas as entrevistas que forem necessárias. Só peço compreensão para a necessidade de estudar os dossiês antes de entrar em detalhes sobre eles. Afinal, como pode alguém ir para a educação se não começar estudando"?

segunda-feira, 30 de março de 2015

Mudanças nas regras do FIES excluem mais de 300 mil jovens do programa, diz Arnaldo Cardoso Freire

Kalil

A partir de agora, as novas regras serão impostas no uso simultâneo do Fies e do ProUni – Programa Universidade para Todos. Ou seja, a partir de abril será exigida uma pontuação mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter acesso ao financiamento. Só poderá solicitar o benefício o candidato com nota maior ou igual a 450 pontos na prova objetiva e superior a zero na redação. As mudanças não vão atingir os estudantes que entrarem até março; mas depois desse período.

Mudanças nas regras do FIES excluem mais de 300 mil jovens do programa, diz Professor Arnaldo Cardoso Freire











FIES 

E mais. Os estudantes não poderão contar com o financiamento do FIES 2015 se estiverem matriculados em dois cursos de faculdades diferentes e beneficiados pelo ProUni em um curso e pelo próprio Fies no outro. O Fundo de Financiamento Estudantil só servirá para uso exclusivo ou como complemento de uma bolsa parcial do ProUni em um mesmo curso de uma mesma instituição de ensino.
A partir deste ano, os estudantes não poderão ser beneficiados com bolsas integrais do ProUni junto do Fies. Caso o estudante seja beneficiado simultaneamente por ambos os programas em cursos diferentes, ele deverá optar pelo cancelamento de um ou de outro. Se o benefício do ProUni for de bolsa parcial, existe a possibilidade de transferir a bolsa para o curso com financiamento ou transferir o financiamento para complementar a bolsa.
Quem não tiver dentro das conformidades antes do término do prazo de aditamento do FIES 2015, subsequente ao semestre de concessão da bolsa do ProUni, terá o financiamento automaticamente cancelado por iniciativa do agente operador do contrato.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Entra em vigor lei que pune com prisão a venda de bebida alcoólica a menores

Kalil
A partir de hoje (18), quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a jovens ou crianças poderá ser preso por até quatro anos. Dependendo do caso, a pessoa poderá pagar multa entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, além da interdição do estabelecimento comercial.
Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18), a medida que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser estendida também a outros produtos que possam causar dependência física ou psicológica. Entende-se por "jovens ou crianças" menores de 18 anos.
O projeto foi sancionado após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 24 de fevereiro, sem ter sofrido qualquer alteração em relação ao texto aprovado pelo Senado.

terça-feira, 17 de março de 2015

Por que a Lua está se afastando da Terra?

Kalil
Foto: GalleryHip.com
Você certamente não percebeu, mas a Lua está se afastando de nós.
O satélite da Terra está atualmente 18 vezes mais longe do que quando se formou, há 4,5 bilhões de anos.
Sem a Lua, nosso planeta seria irreconhecível. Os oceanos quase não teriam marés, os dias teriam outra duração e nós poderíamos não estar aqui, de acordo com alguns cientistas que acreditam que a Lua foi fundamental para o início da vida em nosso planeta.
Mas como esse afastamento nos afeta e com que rapidez ele está ocorrendo?

Distância exata

A Lua, como explica à BBC a pesquisadora Margaret Ebunoluwa Aderin-Pocock, do Departamento de Ciência e Tecnologia do University College de Londres, está se afastando da Terra a uma velocidade de 3,78 centímetros por ano.
E graças ao pouso na lua da missão Apollo, da Nasa, entre 1969 e 1972, podemos medir essa distância com incrível precisão.
Em três das missões, os astronautas deixaram no satélite unidades retrorefletoras cheias de pequenos espelhos.
Desde então, os astrônomos têm disparado raios laser em direção a essas unidades refletoras, para manter um registro exato de o quanto a Lua está se afastando.
"Enviamos cerca de 100 quatrilhões de fótons com cada pulso de laser. Se tivermos sorte, para cada pulso que enviamos, volta (à Terra) um fóton", disse à BBC Russet McMilllan, do observatório astronômico científico Apache Point Observatory (APO, por sua sigla em Inglês), localizado nas montanhas de Sacramento, no Novo México (EUA).
Apesar de à primeira vista um fóton parecer pouco, ele é suficiente para medir a distância entre a Lua e da Terra até o seu último milímetro.
No momento em que a BBC conversou com McMillan, a distância exata era 393.499 km, 257 metros e 798 mm.

Por quê?

Esse afastamento se deve à fricção entre a superfície da Terra e a enorme massa de água que está sobre ela e faz com que, ao longo do tempo, a Terra gire um pouco mais lentamente sobre o seu eixo.
Para cada ação há uma reação igual e oposta. Esta é a terceira lei de Newton.
À medida que o movimento da Terra diminui, o da Lua se acelera
A Terra e a Lua são unidas por uma espécie de abraço gravitacional. Então, à medida que o movimento da Terra diminui, o da Lua acelera.
E, quando algo que está em órbita acelera, essa aceleração o empurra para fora.

Efeito

A distância da Lua afeta nosso planeta de várias formas. Para começar, à medida em que a Terra gira mais devagar, os dias ficam mais longos.
Eles já estão mais longos, em dois milésimos de segundo a cada século.
Além disso, os invernos serão muito mais frios e os verões, muito mais quentes.
Isso pode ter um efeito devastador sobre a Terra, ante a dificuldade dos animais em se adaptar a extremos climáticos.
E se a força gravitacional da Lua torna-se mais fraca, as marés na Terra não serão tão acentuadas.
No entanto, mesmo sem a Lua, existiriam marés - ainda que suaves - pelo efeito do Sol.
No entanto, nenhuma dessas consequências deve preocupar: as mudanças são sutis demais para que possamos testemunhá-los.
A Lua nunca vai escapar da Terra. Mesmo que a Terra continue diminuindo sua velocidade, irá girar na mesma velocidade em que orbita a Lua. Nesse momento, a Terra e a Lua vão chegar a um equilíbrio e a Lua deixaria de se afastar.
Mas, muito antes que isso aconteça, o Sol vai se expandir até virar um gigante vermelho e engolir, no processo, a Terra e seu satélite.
Dito isso, não há necessidade de se preocupar. Ainda faltam cerca de 5 bilhões de anos para isso acontecer.


Com informações do Uol.com.br

A família que construiu sua própria casa flutuante e sustentável no meio do oceano

Kalil

A casa dos artistas Wayne Adams e Catherine King é um tanto excêntrica. Eles decidiram morar, com seus filhos, em uma balsa flutuante localizada na costa de Tofino, Columbia Britânica, no Canadá. A construção denominada Freedom Cove (“Enseada da liberdade”, em português) é uma fortaleza sustentável que flutua nas água oceânicas, onde há interação entre casa, mar e jardim.
A casa flutuante parece um paraíso encantado, possui pinturas coloridas com cores vivas ao redor de 12 plataformas interligadas por trajetos de madeira, que servem de estrutura para espaços de convivência, moradia, estufas de plantas e reservatórios de água doce.
O mundo flutuante da família é totalmente sustentável, já que eles plantam seus próprios alimentos e colhem diversos tipos de vegetais, ervas, frutas e flores comestíveis. Grande parte da água doce é garantida pelas chuvas e por uma cachoeira próxima. A eletricidade é gerada por painéis solares que utilizam a luz do sol para funcionarem a todo vapor.
Wayne começou a construir este pequeno país das maravilhas em 1992 e, desde então, ele e a mulher fazem seus trabalhos ali. Wayne cria esculturas e artesanatos, enquanto Catherine é pintora, escritora, escultora de madeiras e técnica em jardinagem. A família insiste no estilo de vida em contato com a natureza, em busca de uma vida melhor e mais saudável do que nas cidades grandes.
Veja abaixo o vídeo e as fotos deste incrível paraíso flutuante:



balsa 02

balsa 03

balsa 05

balsa 06

balsa 07

balsa ultima

balsa 07

balsa 09

balsa 10

balsa 11

balsa 12

balsa 08

balsa 13

balsa 14

balsa 15

balsa 16

balsa 17

balsa 18

Todas as fotos via Browning Pass
Com informações do Hypeness

segunda-feira, 16 de março de 2015

AO VIVO: Jornal Araguaia Online, Intervalo de Aula e Diário de Goiás

Kalil




O Jornal Araguaia Online em parceria com o Diário de Goiás transmitiu um debate sobre "O cenário atual da política nacional". A roda de entrevista recebeu o chefe de gabinete do prefeito da cidade de Goiânia, Olavo Noleto (PT) e conta com a apresentação do jornalista Altair Tavares. [full_width]

Jornal Araguaia Online e Diário de Goiás AO VIVO

Kalil
O Jornal Araguaia Online em parceria com o Diário de Goiás transmitem nessa segunda-feira (16), um debate sobre "O cenário atual da política nacional".
O roda de entrevista recebe o chefe de gabinete do prefeito da cidade de Goiânia, Olavo Noleto (PT) e conta com a apresentação do jornalista Altair Tavares.


Os alunos interagem com a mesa através do Jornal Araguaia Online, utilizando o Araguaia Comunidade.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Enade 2015 será aplicado no dia 22 de novembro

Kalil
Foto: Google Imagens
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015 será realizado no dia 22 de novembro, às 13h, no horário de Brasília. Nesta edição serão avaliados estudantes de 26 cursos de bacharelado e tecnólogo. O exame avalia o rendimento dos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação e é obrigatório para obter o diploma.
O Enade avalia o rendimento dos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação e é obrigatório para obter o diploma.

As regras do Enade 2015 estão publicadas na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União.


As instituições de ensino serão responsáveis pelas inscrições dos estudantes. Até o dia 15 de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará no site as instruções para as inscrições.
Nesta edição, farão a prova os estudantes dos cursos de graduação de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo.
Os cursos tecnológicos avaliados serão os de comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Devem fazer as provas os estudantes que tenham iniciado o curso em 2015 e tenham até 25% da carga horária mínima do curriculum cumprida até 31 de agosto de 2015; os concluintes dos cursos de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016 ou tenham cumprido até 80% da carga horária mínima até 31 de agosto de 2015; os concluintes dos cursos superiores de tecnologia que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2015 ou tenham cumprido 75% da carga horária mínima até 31 de agosto de 2015.
Anualmente, o Ministério da Educação define as áreas de conhecimento a serem avaliadas. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área é de três anos.

Com informações da Agência Brasil

Fotógrafa registra a leveza da Yoga em meio ao caos da cidade

Kalil
A artista, instrutora de yoga, arquiteta e dançarina Anja Humljan resolveu unir um pouco de todas estas atividades para criar o projeto Urban Yoga (“Yoga Urbana”). A ideia era levar exercícios e posições típicos da yoga para o meio da cidade e o resultado é encantador.
O sucesso foi tanto que o projeto se transformou em um livro de fotografias, que obteve financiamento coletivo através da plataforma Kickstarter – e pode ser adquirido neste link. Anja mostra uma incrível sensibilidade nas imagens, onde fotografa posições de yoga em meio ao caos urbano, criando uma nova relação com a cidade. Para ela, a ideia é essa mesma: permitir que as pessoas possam sentir o espaço em que vivem de uma nova maneira, relacionando-se com ele através de todos os sentidos.
O vídeo de apresentação e as imagens abaixo não deixam dúvidas de que ela alcançou a harmonia que buscava:



yoga1

yoga2

yoga3

yoga4

yoga5

yoga6

yoga7

yoga8

yoga9

yoga10

yoga11

yoga12

Fotos: New York © Jaka Vinsek
Madrid © Emilio P. Doiztua
Paris © Antoine Le Grand;
Ljubljana © Primoz Lukezic.

Há 44 anos, morria Anísio Teixeira, um dos maiores educadores do Brasil

Kalil
Foto: EBC Acervo

Baiano, de Caetité, depois de se formar pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, Anísio Spinola Teixeira volta à Bahia em 1924 e assume o cargo de Inspetor Geral de Ensino, iniciando a carreira de pedagogo.
Em 1925, a fim de melhor desempenhar sua função, Anísio Teixeira vai à Europa, onde observa o sistema educacional de diversos países. De volta realiza várias reformas no ensino da Bahia.
Em 1927 muda para os Estados Unidos onde faz pós-graduação e mestrado na Universidade de Colômbia. De volta ao Rio de Janeiro, em 1931 assume o cargo de Secretário da Educação e promove ampla reforma na rede de ensino, integrando a escola primária à universidade.
Ao lado de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira foi um dos fundadores da Universidade de Brasília, da qual tornou-se reitor em 1963.
Anísio Teixeira morreu em onze de março de 1971, em circunstâncias consideradas obscuras. Seu corpo foi achado num elevador na Avenida Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Apesar do laudo de morte acidental, há suspeitas de que tenha sido vítima das forças de repressão do governo do General Emílio Garrastazú Médici.
Em abril de 2015, o programa Intervalo de Aula produziu uma matéria especial que conta um pouco da história da educação e a vida de Anísio Teixeira, narrada pela pedagoga Maria Zeneide Carneiro, professora doutora do programa de pós-graduação em educação da PUC-GO.

Assista a partir do minuto 18:


Com informações da Agência Brasil
Vídeo: Programa Intervalo de Aula

terça-feira, 10 de março de 2015

Ouça: Na prática a Lei do Feminicídio vai mudar alguma coisa?

Kalil
A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (9) a lei que tipifica o feminicídio como homicídio qualificado e o inclui no rol de crimes hediondos. O texto modifica o Código Penal para incluir o crime - assassinato de mulher por razões de gênero - entre os tipos de homicídio qualificado.
Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a doutora em criminologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora de direito da Unesp em Franca, Ana Gabriela Mendes Braga.
Para a especialista, a aprovação do feminicídio como crime hediondo é uma vitória simbólica do movimento feminista, analisa professora em direito criminal. Para a professora, na prática pouca coisa muda, porque o fato de matar devido ao gênero já era uma qualificadora de crime. Além disso, a tipificação do crime pode se tornar difícil.
Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Programa Revista Brasil da Rádio Nacional de Brasília.


Com informações da Rádio Nacional de Brasília

sábado, 7 de março de 2015

Faculdade Araguaia comemora conquista para o curso de Engenharia Ambiental

Kalil
Conforme solicitação de cadastramento da Instituição de Ensino, Faculdade Araguaia, e do curso de "Engenharia Ambiental" junto ao CREA-GO ; e pelo exposto, à luz da legislação vigente e da documentação apresentada; comemora a decisão de aprovação por maioria de votos o parecer do Relator, Conselheiro, Engenheiro Mecânico, Aldo Muro Junior, que sugeriu o deferimento da solicitação devendo ser cadastrada a Instituição de Ensino bem como o curso de Engenharia Ambiental, o título de: Engenheiro(a) Ambiental.
Com tal decisão, os alunos graduados no curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Araguaia, terão autoridade após a formatura, para exercer atividades nas áreas de: "Desenho; Topografia; Hidráulica; Microbiologia; Conservação; e Recuperação de Ambientes(em equipe); Hidrologia; Saneamento Básico (exceto obras civis); Sistemas de Gestão Ambiental; Auditoria Ambiental; Economia e Contabilidade Ambiental; Planejamento de Desenvolvimento Regional e Urbano; Tratamento de Resíduos Líquidos; Tratamento de Resíduos Sólidos; Tratamento de Resíduos Gasosos e Perigosos; Gerenciamentos de Projetos Ambientais"; tudo, reconhecido pelos órgãos competentes.
A diretoria da Faculdade Araguaia em nome de todo o corpo discente e docente, na oportunidade, parabeniza a todos pela conquista de tal título, que se torna motivo de orgulho para toda a sociedade, e espera com isso, colher os bons frutos dos profissionais que levarão o nome da Instituição por toda a vida.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Inscrições para Oficina de Edição de Áudio (20 Vagas)

Kalil
As inscrições para esse evento foram encerradas!
Oficina de edição de áudio para alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, com Bruno Haringl e Uanderson Kalil

Data: dia 13/03 (sexta-feira) de 19h às 22h
Vagas disponíveis: 20
Onde: Laboratório de informática II
Inscrições até 11/03 somente no formulário abaixo
Emissão de certificados 4h.
ATENÇÃO: Os alunos selecionados para a oficina deverão trazer para a aula, seu próprio fone de ouvidos.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Faculdade Araguaia inova lançando portal voltado à produção acadêmica

Kalil
Foto: Divulgação
A Faculdade Araguaia lançou nos últimos dias a toda sua comunidade discente e docente o seu mais novo projeto: Portal Jornal Araguaia Online. O lançamento foi realizado através de evento institucional para apresentação do site e contou com palestras e mesa redonda com especialistas e professores sobre o tema: Comunicação em Tempos de Mídia digital.
Dentre os objetivos do projeto, destacam-se o de democratizar o acesso à informação em âmbito pedagógico e promover o debate da educação e cultura na sociedade. Debate esse, que é enriquecido com o programa Intervalo de Aula, produzido de forma independente pela instituição.
A Faculdade Araguaia, com essas iniciativas, pretende levar os assuntos acerca da educação e cultura para fora da sala de aula, tornando-os ainda mais aplicáveis e abrangentes na sociedade, uma vez que o debate sobre educação não pode morrer e a instituição se preocupa com isso.
Como fator de diferenciação, o Jornal Araguaia Online contará com a colaboração de toda a equipe acadêmica da faculdade, dentre alunos, professores e profissionais envolvidos nas áreas do saber. De tal forma, a Faculdade Araguaia se torna pioneira na promoção dessas reflexões intelectuais e na valorização educacional da transmissão de informação livre .

Dupla de brasileiros cria marca de picolés feitos com frutas de verdade

Kalil

Indo na contramão da moda de gourmetizar os alimentos a todo custo, uma nova marca de picolés investe apenas em frutas de verdade para compor seu sabor. Sem corantes, sem açúcar, sem gordura vegetal e sem nenhum traço de pastas saborizantes. Venha conhecer o Naked (“Nu”, em português).
A inovação promete ser uma alternativa saudável para os apreciadores dos picolés, sendo composta apenas por frutas e uma boa dose de água de coco. Quando estavam na praia vendo várias marcas de picolés se descreverem como saudáveis, uma luzinha acendeu na cabeça dos amigos Rafael Cipolla e Tiago Godoy: criar uma marca que correspondesse a essa ideia.
A Naked ainda não conta com pontos de venda, mas seus produtos podem ser comprados por encomenda pelo e-mail getnaked@sorvetenaked.com.br, por um valor unitário de R$ 8 e as entregas são feitas às sextas-feiras em toda a grande São Paulo. Em breve, os picolés naturais devem dar as caras também em feiras gastronômicas e lojas de produtos naturais.
Por enquanto, vale a pena se deliciar com o visual do picolé, que é de dar água na boca.

naked8


naked6

naked4

naked3

naked1

Fotos: Divulgação

Com informações do Hypeness