O fotógrafo capixaba Marcelo Santos Braga iniciou seu contato com o mundo da arte desde muito jovem, a começar da curiosidade pelas câmeras analógicas de seu avô e, mais tarde, a grafitar os muros das ruas. Hoje, o que mais lhe instiga é produzir sua linguagem através das lentes fotográficas.
Em seu
site oficial, Marcelo conta: “
o que me fascina na fotografia é a força do momento registrado. Como toda a arte, se torna uma linguagem universal. Rompe as barreiras da língua. Achar o belo e o sublime em situações inesperadas é um ótimo exercício de humanidade. Sem a fotografia, acho que não seria capaz de me expressar tão bem quanto a minha personalidade”.
Especializado em produzir imagens em preto e branco, o fotógrafo se auto desafiou ao lançar o ensaio intitulado +
Cores.
Este trabalho surgiu após um amigo seu ter sido vítima de racismo. Em resposta ao acontecido, Marcelo convidou o amigo negro, um casal de lésbicas, entre outras pessoas, a cobrirem seus corpos com tinta e serem fotografados, questionando através deste ensaio colorido, o motivo pelo qual as pessoas julgam as outras pela aparência.
Em
entrevista, Marcelo falou sobre o projeto:
“Queria questionar com esse projeto qual é o padrão certo de um ser humano. Na minha concepção, não há, e diariamente todos nós passamos por preconceitos e desaprovações, seja da maneira de nos vestirmos, do tom de pele, entre outras tão absurdas – que somente quem viveu algo relacionado a isso, sabe a dor que se sente internamente”.
Abaixo a série, para ver e refletir:
Você pode ver de perto alguns trabalhos do artista numa exposição realizada pela Galeria ArtShot, no Shopping Morumbi, em São Paulo. Saiba mais
aqui.
Todas as imagens © Marcelo Santos Braga
Via: Hypeness